quarta-feira, 11 de julho de 2012

Molho de tomate caseiro


Eu não planejei fazer molho de tomate. Apenas comprei uma dúzia de tomates e acabei não usando. Recorri às minhas preciosas fontes no 365 Dias de Comida Honesta e choveram dicas de como preparar. Fiz do jeito mais simples possível, pretendo repetir com variações.

Sempre é possível preparar e congelar porções de molho de tomate adicionando ervas variadas, ou azeitonas, alcaparras ou mesmo carne - que aí já vira molho à  bolonhesa. Ainda acho mais prático preparar o molho básico e variar os temperos na hora de usar.

Quanto ao preparo, tem gente que tira a pele e as sementes, como mandam os bons manuais de gastronomia. Mas a maioria das pessoas com quem conversei vai pelo método mais prático mesmo: tomate com casca e tudo.

Sério, não tem complicação. Levei uns 10 minutos para picar os tomates e refogar tudo. Depois o molho cozinhou lindamente por 2 horas, durante as quais eu passei ocasionalmente para dar uma mexida.

Molho de tomate caseiro

Ingredientes:
12 tomates picados grosseiramente
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
cerca de 20 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
Várias folhas de louro
Opcionais: 1 talo de salsão, um punhado de manjericão, orégano, meia cenoura ralada

Refogar a cebola, o alho e o sal no azeite. Acrescentar os tomates. Quando começar a amolecer, acrescentar o açúcar e eventuais temperos. Cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas.

Obs.: Não acrescentar água. Recomenda-se usar pouco ou nenhum sal e corrigir quando for utilizar o molho num preparo.


3 comentários:

  1. OI CECI, O MEU NOME É ISABEL E SOU NORA DA DONA ELISA DOS DOCES CASEIROS, LI O QUE VC ESCREVEU SOBRE ELA E ADOREI, ELA É REALMENTE UMA MULHER EXTRAORDINÁRIA E GUERREIRA, TODOS NÓS TEMOS MUITO ORGULHO DELA, SEM FALAR NOS DOCES QUE SÃO DELICIOSOS!!!
    UM ABRAÇO...FOI UM PRAZER :)))

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi, Angélica. Puxa, eu não tenho como dizer com certeza. Fiz uma pesquisa na internet e encontrei uma matéria do G1 que diz o seguinte: 3 meses no freezer ou 1 mês no congelador simples e 5 dias na geladeira.
      http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/07/cozinha-popular-ensina-preparar-receita-de-molho-de-tomate-caseiro.html
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.