domingo, 4 de novembro de 2012

Pão de queijo


Acho que estou adquirindo uma espécie de fetiche por ingredientes de qualidade e pegando birra comida  industrializada que finge ser o que não é. E claro, quando a gente sabe a procedência daquilo que usa para se alimentar e alimentar os outros, a gente ganha em saúde, em sabor, e às vezes até ajuda a fortalecer a economia do pequeno produtor, como no caso dos produtos orgânicos.

Hoje eu fiz pão de queijo só com ingredientes da melhor qualidade: polvilho que veio direto de Minas, ovos orgânicos, queijo da Serra da Canastra; e a receita veio de um casal de mineiros simpaticíssimos, a Deborah e o Ricardo, que eu conheci através de outros amigos. 

Inclusive a Deborah e o Ricardo me deram a dica de como curar o queijo mineiro: ele deve ser mantido fora da geladeira, só coberto com uma telinha, em local bem fresco, sendo virado todos os dias. No começo é preciso lavar e secar muito bem o queijo, assim como o recipiente em que ele estiver sendo mantido. Com paciência, dizem, o queijo fica cada vez melhor (mas a Deborah avisou que o cheiro é muito forte, pra dizer o mínimo). Eu que vinha guardando meu queijo na geladeira, já coloquei o pedaço que sobrou para "curar" e vou esperar pelo resultado. 

Quando o Lucas chegou hoje do Enem, eu estava com a primeira fornada terminando de assar, e ele ficou todo animado. Desde pequeno ele sempre foi louco por pão de queijo!

Ainda congelei uma dúzia de pãezinhos de queijo, em congelamento aberto, ou seja, coloquei numa bandeja direto no freezer, e quando eles endurecerem, vou transferi-los para um saquinho bem fechado. Assim eles não grudam no congelamento. #ficadica

Pão de queijo

400 g de polvilho azedo
¾ de xícara de água
¾ de xícara de óleo
2 ovos
250 g de queijo ralado no ralo grosso
1 colher de chá de sal
½ xícara de leite

Misture o polvilho com o sal. Ferva a água com o óleo e despeje sobre o polvilho para escaldar. Misture com um garfo. A massa vai ficar toda empelotadinha. Acrescente o leite aos poucos e comece a amassar, conforme a temperatura permitir manipular a massa. 


Espere esfriar um pouco para acrescentar os ovos. Amasse bem até incorporar os ovos, e por fim acrescente o queijo ralado, agora sem amassar demais. A massa gruda bem nas mãos, mas não é muito complicado.

Em seguida, lave bem as mãos, seque e unte-as com óleo. Faça bolinhas de massa com a quantidade de uma colher de sobremesa. Disponha as bolinhas num tabuleiro sem untar. 


Asse em forno pré-aquecido, à temperatura média. Se não for consumir, congele o pão de queijo antes de assar, em congelamento aberto. 

Rendimento: 50 unidades

De olho no rótulo dos produtos industrializados!
Algumas marcas de pão de queijo que você encontra no supermercado contêm gordura vegetal hidrogenada. Mas pior mesmo é a mistura para pão de queijo, que contém "condimento preparado sabor queijo, farinha de trigo, antiumectante dióxido de silício e glutamato monossódico. 

2 comentários:

  1. Ceci, qual queijo usou para fazer essa receita, Minas, mussarela ou parmesão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Usei queijo Minas, mas também deve ficar bom com parmesão. Mussarela eu não recomendaria porque não tem muito sabor. Obrigada pela visita!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.