segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012 e as sementes para 2013

Brotos e sementes para um ano novo saudável, farto e generoso. Hoje plantei sementinhas de pimenta dedo-de-moça e tomate cereja (atrás). Na frente, mudinhas de limão siciliano e de bromélia. 

Feliz 2013 pra todo mundo!

O blog ficou parado desde a primeira quinzena de novembro, porque a correria foi grande e a cozinha quase não funcionou. Não cheguei a apelar pra macarrão instantâneo, mas comemos muito sanduíche e panetone por aqui. Também salvou um bom estoque de pratos prontos e ingredientes congelados que eu tinha no freezer!

E eu desisti de lutar contra o fato de que no final do ano minha vida vira um caos, que não dá pra comprar os presentes com antecedência nem chegar às festas fresca e glamourosa. Acho que a gente vai aprendendo que a melhor a receita é deixar a vida te levar.

Pelo terceiro ano seguido, saí para comprar os últimos presentes da família no dia 24. E quer saber? Encontrei pouco movimento nas lojas, e o mais importante é que eu já tinha me liberado do trabalho e não tinha mais nada em que pensar. Não é questão de deixar para a última hora, mas de deixar para a hora possível. Taí algo pra levar pra vida, porque a gente se cobra demais, não é mesmo?

Mas 2012 foi um ano muito bom! Minha vida virtual foi bem rica e me trouxe muita gente bacana para a vida real. Muitos dos encontros envolveram comida, alguns aqui em casa, outros na Cozinha da Matilde, onde também fiz algumas aulas bem legais. Eis alguns eventos:

Em janeiro reuni amigos aqui um almoço que teve dahl de lentilha (receita aqui), kafta, medalhões de ricota (para os vegetarianos, receitinha em breve), arroz com açafrão e saladinha de pepino e tomate.


Em fevereiro teve lombo, legumes grelhados (da Cozinha da Matilde, receita aqui), arroz integral com brócolis ou com amêndoas, chutney de manga e salada de folhas com manga.


Em agosto, um desafio: comemorar o aniversário de duas amigas, Ana Rüsche e Francine, com um grupo de pessoas que incluía vegetarianas, uma amiga com intolerância a trigo e outra com intolerância a leite. Preparei várias combinações de lasanhas: com molho à bolonhesa, de espinafre, e lasanha de berinjela, com ou sem queijo e/ou carne.

Esse almoço terminou com um bolo especial, pensado para contemplar todas as restrições alimentares do grupo: bolo de chocolate sem glúten e sem lactose, recheado e coberto com marshmallow e cerejas. Foi bem feliz, e teve até velinha glamour da Betty Boop! A receita do bolo de chocolate sem glúten está aqui.


Em setembro fiz este bolo de Kit Kat para o aniversário da Clarice, filha de amigos queridos! A criançada ficou encantada, e depois fiz outro desse para o Lucas levar na festa de despedida da escola.


Em 2012 também comecei a colaborar com o Minhas Plantas, um site bem legal e completo sobre jardinagem, com seções variadas, inclusive a de comidinhas, chamada Colher, Comer. A pessoa à frente do site é a jornalista Carol Costa e a história de como a gente se conheceu é bem engraçadinha.

Jardim vertical e a rede na varanda - espaço favorito.
Descobri a Carol há um tempão num blog de decoração, num vídeo dela sobre orquídeas. Eu tinha um certo trauma de orquídeas, e nunca soube cuidar direito dos vasos que às vezes ganhava. Mas o vídeo desmistificava o cultivo, fazia tudo ser incrivelmente simples. Vi todos os vídeos e passei a acompanhar o blog da Carol, na época o Guindaste.

Um dia vi no Facebook a foto de uma amiga, a Lucia Freitas, do LuluzinhaCamp, ao lado de uma mulher que eu sabia que conhecia, mas de onde? Depois de pensar um minutinho, lembrei que era a Carol. E não é que elas se conheciam? Vejam se o mundo virtual não é mesmo do tamanho de uma alcaparra?

Postei um comentário bem de tiete, começamos a conversar, e um belo dia a Carol veio tomar café da manhã aqui em casa. Divertida e simpática, me presenteou com uma orquídea, fertilizante e muitas dicas. Nessa altura do campeonato eu já tinha colocado em prática o que havia aprendido nos vídeos e até resgatei uma orquídea que estava abandonada no jardim. Agora tenho um jardim vertical na varanda que está cada dia mais lindo!

Daí veio o convite para eu colaborar com receitinhas, o que também me serviu de estímulo para aprender mais sobre o cultivo de hortas caseiras. E eis que meu primeiro post, um pesto de manjericão, saiu em dezembro e você pode conferir aqui.

Carol Costa (Foto: Minhas Plantas. Todos os direitos reservados.)






















E isso me leva de volta à foto lá do início. Espero que as sementinhas plantadas hoje virem lindos vasinhos de ervas para presentear os amigos e dar um sabor especial às muitas refeições que eu espero preparar em 2013. Que o ano seja de muita fatura, comida honesta, partilha de conhecimentos e amigos ao redor da mesa!


*****

A propósito, nosso grupo no Facebook, o 365 Dias de Comida Honesta, já tem 430 membros!

Os posts desta cozinha que foram mais visitados em 2012:

- Torta de frango e legumes estilo americana - aqui.

- Os docinhos caseiros da dona Elisa - aqui.

- Bolo de laranja sem glúten - aqui.

- Liberdade, macarrão e a panela de bambu - aqui.

2 comentários:

  1. Ownnn, mas é uma querida, mesmo, viu?

    Ceci, que seu 2013 seja bolo no forno, pão na mesa, fruta no pé e boas companhias pra um dedo de prosa!

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carol! Vamos cozinhar, plantar e colher muito este ano!
    Beijos e carinho!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.