segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pão de leite: fofíssimo e fácil de fazer


Ando muito animada para fazer pães, e estou até pensando em publicar pelo menos quinzenalmente alguma das minhas experiências com eles.

De todos os alimentos que podemos produzir em casa, em vez de comprar industrializados, acho que o pão é o mais rico. Tirando o pãozinho francês fresco (quem não gosta?) e os pães gourmet bem caros, os pães industrializados são uma porcaria.

Já faz tempo que eu preparo meu pão sem glúten (receita aqui) para a semana. Ele tem a vantagem de não precisar sovar. Guardo na geladeira e de manhã passo 1 ou 2 fatias na frigideira com um pouco de manteiga e cubro com queijo cottage com um tiquinho de pimenta moída na hora. Muito bom!

Pão integral (como o que eu publiquei semana passada, receita aqui) e outros cuja massa precisa ser sovada já demandam um pouco mais de tempo e trabalho, então, apesar de serem muito saborosos e inspiradores, nem sempre eu consigo preparar.

Mas ontem testei esta receita de pão de leite, do tipo de pão de forma (fininho e quase sem casca), que acabou sendo uma surpresa muito feliz. Só precisei misturar os ingredientes numa tigela usando o fouet (batedor de arame), colocar na forma para crescer e assar.

Ele tem sabor e textura quase de um brioche, muito macio. Apesar de só levar farinha branca (que não é nada nutritiva), acho que comporta outras possibilidades, que eu vou testar nas próximas semanas.

A receita foi tirada de um livrinho da coleção Receitas de Sucesso União. Coloquei a massa na minha forma de silicone, que é grandinha, a massa cresceu demais e derramou. Acabei perdendo um pouco de massa e o pão ficou meio afundado. Da próxima vez vou testar em 2 formas de pão menores.

Pão de Leite

3 xícaras de farinha de trigo (atualização: experimente usar 2 xícaras de farinha de trigo branca + 1/2 xícara de farinha de trigo integral + 1/2 xícara de aveia em flocos finos)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (chá) de sal
1 tablete de fermento biológico fresco ou 2 colheres de chá de fermento biológico seco

Misture o leite com o óleo, os ovos e o açúcar. Dissolva o fermento nessa mistura. Em uma tigela, peneire a farinha, adicione o sal e despeje os ingredientes líquidos, misturando bem com um fouet.

Coloque em 1 forma de pão bem grande ou em 2 médias (também pode ser feito em forma de anel) e deixe em local sem corrente de ar por 1 hora para crescer.

Asse em forno pré-aquecido, à temperatura média, até estar dourado. Retire da forma e deixe esfriar em uma grade.

Obs.: 1 xícara = 250 ml

*******

Ontem eu estava bem inspirada e, além deste pão de leite, também fiz pão integral e bagels. Levei alguns de presente para uns amigos aqui do prédio e congelei outros. Eis aí minha produção de pão caseiro para a semana inteira!


Meu levain da semana passada não deu certo! Vou começar outro, mas de novo fiquei meio desanimada.

11 comentários:

  1. Oi Cecília,

    Parece muito bom. Dá pra fzer ele mais salgadinho? Vc já tentou? Bjos Brigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, não tentei, mas deve dar certo. Só tem que ver se depois, com um recheio, ou manteiga ou requeijão, não fica muito salgado.

      Excluir
    2. Ok, vou tentar então e depois te digo!!

      Excluir
  2. animal! meu irmão adora esse tipo de pão - acho que é o melhor na máquina de fazer pão, só não faço muito por conta do leite mesmo.

    e experimenta colocar folhinhas de alecrim fresco picadinho na massa (aí tem que tirar um pouco o açúcar e adicionar um pouquinho mais de sal), fica realmente sobrenatural.

    tão maravilhosos!
    acho que comprarei a forma de silicone mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica, Ana! E compra a forma, sim, vale a pena!
    Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de fazer! E as fotos estão cada vez mais lindas tb! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro pão... Amei, ficou mara...vilhosoooooooooo!!!!! Vou fazer sempre.
    Parabéns e obrigado em ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marta! Eu gosto muito dele, acho bem prático. Tenho substituído uma xícara de farinha branca por uma de integral, fica melhor ainda. Obrigada pela visita!

      Excluir