quarta-feira, 6 de março de 2013

Especial de Páscoa: trufas de chocolate


Nas quartas-feiras deste mês de março, vou publicar posts especiais para a Páscoa. Serão doces que você pode preparar para presentear com carinho e personalização, com um custo muito menor do que os absurdos ovos de Páscoa do supermercado. E mais uma deliciosa receita de bacalhau para a Sexta-feira Santa. Não deixe de acompanhar!

Eu faço essas trufas há muitos anos. Um bom tempo atrás, cheguei a fazê-las para vender. Nunca tive muita pretensão de me especializar em chocolate - aliás, nem sou chocólatra - mas as trufas fazem bonito para levar de sobremesa quando alguém te convida para um jantar, por exemplo.

Duas coisas para se levar em conta aqui: primeiro, as trufas demandam um certo planejamento, pois são feitas em etapas. E segundo, existem vários tipos e qualidades de chocolate, e a escolha vai afetar o planejamento, pois os chocolates de mais qualidade também são aqueles que vão exigir um preparo mais longo e cuidadoso.

Quanto ao chocolate, costumo comprar o  puro (da Callebaut ou Garoto) ou o fracionado (Harald Top), mas jamais o hidrogenado, que é muito ruim e tem gordura trans. O chocolate fracionado é bem fácil de manipular pois não precisa de temperagem (que é a manipulação do chocolate derretido até ele atingir a temperatura e textura ideias para ser usado), mas claro que o chocolate puro tem muito mais sabor e qualidade.

Eu derreto chocolate no microondas, com muita cautela porque já estraguei chocolate assim. Corto o chocolate em lascas pequenas, coloco num refratário e aqueço por 1 minuto na potência 2 (que é a segunda menor). Mexo bem, e se ele não estiver totalmente derretido, repito o procedimento por mais 20 segundos. O chocolate não pode ultrapassar uma determinada temperatura, dependendo do tipo. Está tudo explicado na embalagem.

Então vamos à receita:



Trufas de Chocolate

300 g de chocolate ao leite
300 g de chocolate meio amargo
1/2 caixa de creme de leite
1 colher (sobremesa) de rum
Chocolate em pó para polvilhar

Corte o chocolate ao leite em raspas e leve a derreter seguindo as instruções da embalagem. Adicione o creme de leite e o rum e incorpore completamente. Leve à geladeira até estar firme (dependendo do tipo de chocolate, vai levar de 30 minutos a 2 horas).

Retire da geladeira e deixe que o chocolate amoleça ligeiramente para poder moldar as bolinhas. Você vai moldar usando 2 colheres de chá (não dá certo fazer na mão). Pegue uma colher de chocolate e vá passando de uma colher para a outra, moldando uma bola. Não precisa ficar perfeita. Coloque sobre um prato ou bandeja forrada com papel alumínio. Leve à geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro.

A etapa seguinte é banhar as trufas. Derreta o chocolate meio amargo seguindo as instruções da embalagem. Facilita muito ter um garfo para banhar. O meu é este de bola, mas existe também este outro tipo de duas pontas.

Só tire as bolinhas de chocolate da geladeira quando o chocolate meio-amargo estiver pronto para ser utilizado. Forre uma outra bandeja ou prato com papel alumínio. Coloque uma bolinha por vez no chocolate, retire-a com o garfo de banhar e coloque sobre o papel alumínio.

Deixe as trufas secar, e quando elas tiverem endurecido, use uma tesoura de cozinha para cortar as rebarbas. Polvilhe-as com o chocolate em pó. Você também pode colocar as trufas logo depois de banhadas numa tigela com o chocolate em pó para elas ficarem bem 'peludinhas'.

Rendimento: aproximadamente 40 trufas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.