segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2013, um ano farto e animado

Faltam pouco mais de 24 horas para o ano acabar, e eu tenho que reconhecer que o blog ficou bem abandonado nos últimos meses por razões pessoais. Das coisas bacanas que aconteceram, acho que dá pra fazer uma breve retrospectiva do ponto de vista do estômago, já que a comida e a bebida permeiam quase todas as nossas interações sociais. =)

Em maio passei 10 dias no Canadá, entre Toronto e Montreal, junto com o Lucas, que tinha viajado para lá 12 semanas antes para fazer intercâmbio. A confeitaria lá é muito feliz, e vitrines como esta estão por toda parte.


Em Toronto, visitamos o St. Lawrence Market, onde comi um sanduíche de salmão incrível e me diverti na Placewares, um box com virtualmente tudo quanto é objeto de cozinha. 

St. Lawrence Market em Toronto, Canadá
Em Montreal, fomos ao Marché Jean-Talon, almoçamos crepes deliciosos, e depois eu quase enfartei nesta loja de especiarias (a foto representa apenas 1/8 da loja toda).

Mercado Jean-Talon em Montreal, Canadá

Em Toronto, eu e o Lucas comemos bastante nas lojas da rede Tim Hortons, que são baratas e bem gostosinhas. Em Montreal tomamos o café da manhã californiano, com batatas coradas, ovos mexidos, bacon e tomate. E claro que experimentamos o tradicional poutine

De volta ao Brasil, em setembro passei um final de semana na capital do melhor lugar para se comer no Brasil: Minas. Meus amigos Lud, Kenji e Tetê me levaram a um restaurante típico mineiro, e depois de comer como se não houvesse amanhã, o garçom nos serviu café com... mini bolinhos de chuva! 

Mercado Municipal de Belo Horizonte (foto daqui)
Ainda em Belo Horizonte, ganhei um pote de doce de leite Viçosa da Maíra e do Davi, que casou perfeitamente com o queijo Canastra que a Lud me levou a comprar no enorme e variado Mercado Central de BH. A parte chata? Bateu aquela depressão quando o doce e o queijo acabaram (se bem que a Lud veio a SP em novembro e me abasteceu!)

Torta Capixaba da Tâmara
Em outubro fui ao Rio e a Tâmara preparou para mim a prometida Torta Capixaba. Antes ela, o Bruno e o Miguel me levaram a uma feira em Laranjeiras e para almoçar em Santa Tereza. 

No dia seguinte a Ju e a Luma me apresentaram às maravilhosas empadas do Belmonte, com mais de 10 cm de altura de recheio. Antes de ir embora do Rio, ainda consegui dar uma passada na Confeitaria Colombo. 

No quesito celebridades, 2013 também não me decepcionou. Em abril encontrei duas divas numa tarde só: a Patrícia Scarpin, do blog Technicolor Kitchen, estava na fila da sessão de autógrafos da Nigella. 

Esta sou eu ganhando autógrafo da Nigella

Semana passada fui assistir ao piloto de um programa de gastronomia do Cozinhando com Palavras, apresentado pelo André Bocatto, que teve a participação da chef Morena Leite e do músico Cacá Lima do Língua de Trapo. O programa é produzido pelo Gabriel, maridón da Renata. 


Em julho fiz uma oficina de cupcakes para crianças e para 2014 prometi uma oficina de decoração de biscoitos. Olha a cara dessas crianças! Hahaha...


Um dos encontros mais felizes de 2013 foi o das Cláudias, que fez expandir nossas respectivas redes de afetos. 


Em outubro fizemos essa linda paella a 6 mãos e muitas bocas, que foi um sucesso. E como elas e seus respectivos maridos são muito bons de garfo, de copo e de papo, nos encontramos mais vezes e já estamos combinando outras aventuras gastronômicas para 2014. 



Ah, 2013 foi o ano em que eu aprendi a preparar carne, graças à Letícia Massula. Que por sinal está com um blog novo lindo, lindo, e vem com muita novidade em 2014. 

O pé de pimenta dedo-de-moça que eu plantei no começo do ano deu 4 lindas pimentinhas agora. Ele está enorme e em breve vai morar na casa da Cláudia, que tem um dedo verde, uma linda horta e um belo jardim. 


Comecei este post me justificando por um ano em que não me dediquei muito ao blog. Mas olhando assim, foi um ano em que aconteceram muito mais encontros aqui do lado de fora, e por isso talvez tenha faltado tempo para blogar. Muita gente bacana passou pela minha mesa ou se sentou comigo em outras mesas em 2013: os bons companheiros dos cafés da manhã que inventaram que a gente pode, sim, tomar espumante antes do meio-dia: Ana Erre, Nessa, Diego e Ju. As amigas que vieram de outros estados: Lud, Karla, Tâmara, Cynthia, Patrícia, Sharon. Os amigos que chegaram agora: Ralf, Carol Y, Lays, Vanessa Rodrigues e Tássia. As que aparecem pouco mas fazem falta: Vevê, Fabi e Sabrina.

E teve os bons papos, as trocas de experiências e a cooperação inestimável da Josirene.

Na nossa cultura, expressamos acolhimento, compartilhamos afetos e celebramos a vida em torno da comida e da bebida. Oferecemos uma cafezinho a quem chega, saímos para beber com os amigos, reunimos a família em torno da mesa. 

Por isso, o que eu desejo para 2014 é mesa bem farta, copos cheios e muitos encontros e reencontros! Feliz 2014!


4 comentários:

  1. eu quero uma cozinha do tamanho do teu coração para gente fazer comidas para vc lá também!
    foi um ano muito especial.
    amo vc, ceci!

    ResponderExcluir
  2. Lindo post, deu pra sentir cheiro, texturas, sabores. E lembrei desse texto aqui, não sei se você já conhece: http://nikelenwitter.sul21.com.br/2012/11/unidade-nacional/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de texto! Obrigada por compartilhar!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.