quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pão de cenoura integral


Passadas as festas e as férias, a gente aqui em casa resolveu que era hora de voltar a comer saudável. E pra mim, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, melhor ainda quando tem pão caseiro.

Durante algum tempo, eu fiz regularmente o pão de leite, que é um pão de forma muito fácil de fazer e bem gostoso - eu fazia quase sempre na versão integral. Mas tinha dado uma cansada. Aí alguém falou em pão de forma de cenoura industrializado, e eu pensei: que tal um pão de cenoura de forma caseiro e ainda por cima integral?

Bom, a receita foi testada e aprovada! Eu, se fosse vocês, experimentaria. Dá bem pouco trabalho e é muito melhor do que pão industrializado.

Pão de cenoura de forma integral

Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico fresco ou 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de água morna
2 ovos inteiros
1 cenoura pequena a média descascada e em pedaços
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 colher (chá) de sal

1. Em uma tigela, misture o fermento biológico com o açúcar. Acrescente a água, dilua bem e deixe reservado por cerca de 10 minutos até que o fermento comece a borbulhar.

2. Enquanto isso, bata no liquidificador os ovos, a cenoura e o óleo. (Nas primeiras vezes usei o processador e a cenoura ficou em pedacinhos, e não totalmente processada como no liquidificador. Aí vai de gosto mesmo.)

3. Despeje a mistura do liquidificador na tigela com o fermento, peneire sobre ela as farinhas e adicione o sal. Mexa bem com um fouet (aquele misturador de arame), só até incorporar bem todos os ingredientes. A mistura ficará com uma textura um pouco mais grossa do que a de bolo.

4. Utilize uma forma de bolo inglês grande ou duas pequenas. Unte a(s) forma(s) e cubra o fundo com papel manteiga. Despeje a mistura do pão na(s) forma(s), tomando o cuidado de preencher só a metade da capacidade, e coloque-a(s) em um local protegido de corrente de vento (dentro do microondas é legal). Deixe crescer.

5. O tempo de crescimento da massa vai depender de vários fatores, principalmente o clima: em dias mais quentes, a massa cresce mais rápido; em dias chuvosos, pode levar uma vida; à noite também demora. Outra coisa: com o fermento fresco, a massa cresce bem mais rápido.

6. Quando a massa tiver crescido bem, de preferência dobrado de tamanho, aqueça o forno por 10 a 15 minutos. Aí gire o botão da chama do forno até a metade e leve o pão a assar em forno médio por cerca de 30 a 40 minutos, dependendo da potência do seu forno.

7. Desenforme morno e espere o pão esfriar totalmente para fatiá-lo.

1 xícara de chá = 250 ml


2 comentários:

  1. Aproveitei que tive que cair da cama por motivo de bebê e fiz, ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Lia! E é facinho, né? Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.